Revista Novo Perfil Política

quarta-feira, 3 de abril de 2013

A crise que atravessa a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), será debatida na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em sessão especial a ser realizada nesta quinta-feira (05). A propositura é de autoria do deputado Aníbal Marcolino (PEN). Os professores e técnicos da UEPB estão em greve desde o final de fevereiro, deixando mais de 22 mil alunos sem aula nos 8 Campus da instituição.

De acordo com o requerimento, entre as autoridades que serão convocadas para a sessão estão os secretários estaduais Mércia Lucena (Educação), Aracilba Rocha (Finanças), Gustavo Nogueira (Planejamento) e Lúcio Flavio (Casa Civil); o reitor Rangel Júnior; a pró-reitora de Planejamento da UEPB; além de representantes do Ministério Público Estadual (MPPB).

A ALPB já realizou uma sessão especial para discutir a greve da UEPB no dia 14 de março. Durante as discussões, os representantes do comando de greve destacaram que, além da reposição salarial, lutam também para que o Governo do Estado respeite a autonomia financeira da Instituição repassando os valores que a Universidade tem direito.

O deputado Vituriano de Abreu (PSC), relator na ALPB do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro do Estado em 2013, explicou que em 2012 a Casa de Epitácio Pessoa apresentou uma emenda de R$ 10 milhões para serem aplicados na Universidade Estadual. “É bom que se registre que esta emenda é um acréscimo para o Orçamento normal da UEPB para este ano”, ressaltou.

Já o deputado Anísio Maia, que comandou os trabalhos da sessão, afirmou que a luta da UEPB é também da Casa Epitácio Pessoa. “Destacamos aos companheiros da UEPB, que esta luta não é só de vocês, não é só da Assembleia, é de toda a Paraíba, pois precisamos lutar pela melhoria na qualidade do ensino do nosso Estado, do qual a UEPB tem um espaço fundamental no campo educacional”, disse.

Ontem alguns professores da instituição instalaram um Fórum em defesa da autonomia da UEPB. Eles querem que o governador respeite a Lei de autonomia e devolva o que é de direito da instituição. Um dos professores Ricardo Soares, diretor do CEDUC conclamou toda a comunidade universitária a se unir para enfrentar o que ele chamou de “inimigo da UEPB”.

Revista Novo Perfil on line
Fonte: PB Agora


“O Mundo não lembra, dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato. revistanovoperfil@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário