Revista Novo Perfil Política

quinta-feira, 18 de abril de 2013


O PPS e o PMN oficializaram ontem, em Brasília, a fusão dos dois partidos para a criação do Mobilização Democrática (MD). Na Paraíba, a nova legenda deverá ser presidida por Lídia Moura, que estava à frente do Diretório Estadual do PMN, e terá ainda um representante do PPS na vice-presidência. O MD planeja agora atrair filiações de integrantes de outros partidos e preparar as estratégias para a participação nas eleições de 2014.

O primeiro político paraibano a anunciar o interesse em ingressar no MD foi o deputado federal major Fábio, atualmente no Democratas. Ele informou que recebeu o convite diretamente do presidente da nova legenda, o deputado federal Roberto Freire, e confirmou que tem planos de disputar o cargo de governador em 2014.

“Fui convidado pelo presidente do PPS, que agora é presidente da Mobilização Democrática, e nós estamos aceitando esse convite.

Já conversamos sobre nossas metas e expomos que gostaríamos de ser candidato a governador do Estado da Paraíba. Acredito que logo após o registro do partido e sua publicação no Diário Oficial da União, vamos ingressar nesse novo partido para disputar a eleição para governador do Estado”, afirmou major Fábio.

A definição do nome de Lídia Moura para assumir o comando do MD na Paraíba surgiu do acordo firmado entre PPS e PMN para garantir uma participação equilibrada entre representantes das duas legendas na composição do diretório nacional e dos diretórios estaduais. A direção nacional do PMN reivindicou o controle da legenda em 12 estados da federação, entre eles a Paraíba. Já o PPS ficou com a presidência nacional e os diretórios em estados considerados estratégicos, a exemplo de São Paulo.

Ainda não foi confirmado o nome do vice-presidente da executiva estadual na Paraíba, mas o acordo entre duas legendas garante o posto para o PPS. Entre os socialistas, o vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira, era o mais cotado para assumir a presidência e também está sendo apontado como um dos nomes que poderá integrar o diretório.

Com a fusão, a situação da atual presidente PPS na Paraíba, deputada estadual Gilma Germano, fica incerta, já que a parlamentar adiantou que poderá deixar o partido para se manter na base de sustentação do governador Ricardo Coutinho (PSB), caso o MD opte por integrar a oposição.

O deputado federal por Pernambuco, Roberto Freire, foi eleito por unanimidade como presidente do MD. Ele comandava o PPS. A vice-presidência do partido será ocupada por Telma Ribeiro, ex-presidente do PMN. A meta do novo partido é fortalecer a oposição ao projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff.

“Esse governo não vai ganhar a eleição de 2014 por WO. Com esse novo partido, a oposição se fortalece para 2014”, afirmou Freire.

REPRESENTAÇÃO


Na Paraíba, o MD nasce com 11,3 mil filiados, sendo 8.191 oriundos do PPS e 3.194 do PMN, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral. A legenda ocupa a 10ª posição do Estado em número de filiados.


Revista Novo Perfil on line
Fonte: Jornal da Paraíba


“O Mundo não lembra, dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato. revistanovoperfil@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário