Revista Novo Perfil Política

sábado, 13 de abril de 2013

Morreu na noite desta sexta-feira (12), o advogado, escritor, ex-prefeito de João Pessoa e ex-governador da Paraíba, Dorgival Terceiro Neto, 80 anos. De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital da Unimed, onde o ex-governador estava internado há um mês, Dorgival faleceu por volta das 18h20, após um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), seguido de insuficiência respiratória aguda.

O corpo do ex-governador será velado no Palácio da Redenção e sepultado neste domingo (14), na cidade de Taperoá, sua terra natal.

Filho de Melquíades Vilar e Eliza Vilar, ele começou seus estudos no Ginásio Diocesano, na cidade de Patos, Sertão da Paraíba. No ano de 1950, seguiu para a cidade de João Pessoa, onde concluiu o ensino médio no Liceu Paraibano. Prestou vestibular para o curso de Direito, pela Faculdade de Direito da Paraíba, atualmente Universidade Federal da Paraíba.

Iniciou a vida profissional no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e posteriormente passou a trabalhar no Tribunal de Justiça do estado da Paraíba. Foi um dos incentivadores da federalização da faculdade local e ainda exerceu as funções de assessor do Conselho Estadual do Desenvolvimento, diretor de crédito de fomento do Banco do Estado da Paraíba (PARAIBAN) e foi procurador do Estado da Paraíba e, por fim, professor de Direito civil e de Direito agrário da UFPB.

Sua carreira na política paraibana tem início no ano de 1971, quando foi nomeado pelo então governador Ernani Sátiro, prefeito de João Pessoa. Em 1974, terminando seu mandato de prefeito, é eleito indiretamente vice-governador juntamente com o governador Ivan Bichara, assumindo o cargo de governador em 14 de agosto de 1978 a 15 de março de 1979, passando o cargo para Tarcísio Burity. Deixando o governo, passou a trabalhar no jornal A União e tornou-se membro da Academia Paraibana de Letras.
 
Revista Novo Perfil on line
Fonte:Política PB


“O Mundo não lembra, dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato. revistanovoperfil@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário