Revista Novo Perfil Política

quarta-feira, 3 de abril de 2013


O trabalho de manutenção preventiva das 10.975 urnas eletrônicas da Paraíba começou a ser realizado ontem pelos chefes de cartórios e supervisores dos Núcleo de Apoio Técnico às Urnas Eletrônicas (NATUS) de João Pessoa, Campina Grande, Pombal, Cajazeiras e Patos. Para garantir a eficiência e começar a corrigir possíveis falhas nas urnas, o grupo recebeu treinamento no último dia 25 de março. 

O Chefe da Seção de Voto Informatizado (SEVIN), George Bezerra Cavalcanti Leite, esclareceu que este trabalho visa atender às recomendações técnicas do TSE. “São feitas as cargas das baterias, o RunIn, que consiste em testar exaustivamente as urnas para identificar defeitos, e a execução dos reparos técnicos que forem necessários para que as urnas funcionem perfeitamente”, disse.

“O 1º ciclo teve início ontem e já é considerado um sucesso. Os técnicos anteriormente treinados se adaptaram de imediato aos procedimentos e apresentam uma produção que vem superando as expectativas”, enfatizou Viviana Targa de Menezes, Coordenadora de Eleições do Tribunal.

Os trabalhos de manutenção preventiva estão divididos em dois ciclos. O 1º ciclo está sendo realizado nos cinco NATUS do estado, localizados em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras, que examinam, respectivamente, 4.236, 3.459, 1.600, 620 e 1.060 urnas eletrônicas e deve ser concluído até o dia 07 de junho. Já o 2º ciclo está em fase de planejamento pela equipe da SEVIN e tem previsão de início em 10 de junho.

As Urnas Eletrônicas passam por esses procedimentos três vezes, em anos não eleitorais, e duas vezes, em anos eleitorais, como recomenda o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para 2013, o NATU de João Pessoa terá 4236 urnas eletrônicas. O Núcleo de Campina Grande serão 3459; já em Patos são 1.600, em Pombal 620 e no de Cajazeiras 1060.


Revista Novo Perfil on line
Fonte: Parlamento PB


“O Mundo não lembra, dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato. revistanovoperfil@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário