Revista Novo Perfil Política

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Mesmo com a redução na tarifa de transporte público em João Pessoa, anunciada na manhã de ontem, pelo prefeito Luciano Cartaxo, que passou de R$ 2,30 para R$ 2,20 a partir de 1º de julho, a manifestação intitulada “João Pessoa Avante”, está mantida para amanhã, na Capital. O protesto, de acordo com os organizadores, terá início às 16h com concentração no Liceu Paraibano, seguirá pelo anel interno da Lagoa e em seguida tomará a Avenida Epitácio Pessoa. 
 
De acordo com André Feitosa, um dos articuladores do manifesto, o objetivo é buscar melhoria no serviço de transporte público da Capital e lutar contra a corrupção no país. Até o final da tarde de ontem, 25.974 pessoas tinham confirmado presença, através das redes sociais, endossando a movimentação em outras cidades do estado: Campina Grande, Alhandra, Bayeux e Santa Rita, Solânea. também contam com páginas de protesto organizadas na internet. 
 
“Já esperávamos que a redução na tarifa acontecesse antecipadamente ao movimento, mas nossa luta não se resume a redução no preço das passagens mas na busca pela melhoria dos serviços, por investimentos em saúde e educação e também em solidariedade aos brasileiros de outros estados que lutam para mudar o país”, explicou André Feitosa.
 
Razões para o manifesto
 
De acordo com André Fonseca Feitosa, mestrando em História na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e um dos organizadores, entre as razões para a manifestação na Capital destacam-se a qualidade insatisfatória dos serviços, exemplificadas nos ônibus lotados, frota insuficiente, cobertura insatisfatória da cidade, grande tempo de espera, suspensão dos serviços durante a noite, além de problemas de infraestrutura com paradas de ônibus sem cobertura e ausência de ciclovias.
 
“O movimento que começou com a busca pela redução nas tarifas de ônibus se estende a melhoria nos serviços e extrapolam questões políticas e partidárias. Cobramos o fim da corrupção, a não aprovação da PEC 37, conhecida como “PEC da Corrupção”, queremos a diminuição do custo de vida da população, além de saúde e educação de qualidade. Este é um movimento feito a muitas vozes e mãos, sem envolvimento político, mas criado e desenvolvido por cidadãos, trabalhadores, estudantes, aposentados, enfim, todos que lutam por um Brasil justo”, ressaltou André Feitosa.
 
Manifestação pacífica
 
André Feitosa fez questão de esclarecer que se trata de um evento pacífico, onde não serão aceitos atos de vandalismo ou depredações. “Ainda estamos definindo os detalhes das ações, mas já sabemos que será uma caminhada com panfletagem e mobilização, a fim de chamar atenção de todos e fomentar uma discussão sobre a qualidade dos serviços de transporte ofertados na Paraíba. Queremos também que o passe livre seja ampliado para os estudantes do ensino médio de todo o Estado e que a burocracia para a concessão dos benefícios aos grupos de risco, tais como portadores de HIV, seja reduzida”, disse.
 
O movimento “João Pessoa Avante”, que é constituído por cidadãos e livres de interferências políticas, solicita ainda que os participantes vistam camisetas verdes e amarelas, ou brancas. 
 
Movimento se espalha pelo Estado
 
Protestos semelhantes ao que acontece em diversos estados do Brasil acontecerão também em Campina Grande, Alhandra e Solânea, Bayeux e Santa Rita. Em Solânea, o movimento é intitulado “O Cidadão nas Ruas”, o manifesto terá início a partir das 16h de amanhã, com concentração na Rádio Integração do Brejo.
 
De acordo com Jefferson Guerra, presidente do Conselho Municipal de Juventude, e um dos organizadores do manifesto, o objetivo é atrair 200 pessoas e percorrer as principais ruas da cidade. “Vamos sair com as caras pintadas em solidariedade aos moradores dos grandes centros que sofrem com o elevado custo de vida. Mas aqui, nossa luta é por educação de qualidade, saúde para todos e soluções definitivas para o problema da seca, que assolou nossa cidade. São os cidadãos de Solânea lutando para mudar a realidade atual”, contou.
 
A estudante Camila Tavares, que faz parte da comissão organizadora do protesto em Campina Grande, afirma que a Marcha terá inicio a partir da Praça da Bandeira, no Centro da cidade e seguirá pela Avenida Floriano Peixoto, até a integração de ônibus. Após uma parada no terminal, eles prosseguirão até a Câmara de Vereadores, no bairro São José e finalizarão o evento no Parque do Povo. 
 
Os lideres do Movimento garantem que vão parar as ruas, mas de forma pacífica e pedem que todos compareçam de camisas brancas, levando cartazes e flores para lutar por dias melhores. 

Revista Novo Perfil on line
Fonte: Correio da Paraíba via Parlamento PB


“O Mundo não lembra, dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato. revistanovoperfil@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário