Revista Novo Perfil Política

quarta-feira, 17 de julho de 2013

A abertura da Rota Cultural Caminhos do Frio 2013 acontece no próximo dia 22, na cidade de Bananeiras, no Brejo paraibano. Na programação constam os shows de Guilherme Arantes, Renata Arruda, Yegor Gomes e muito mais. Além das atrações musicais, o evento terá exposição fotográfica, apresentação teatral, mostra gastronômica e atividades esportivas. Nesta terça-feira (16) o prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena divulgou a programação durante uma coletiva de imprensa realizada na PBTur com integrantes do Governo Estadual da Paraíba, Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano e prefeitos das cidades que integram o projeto.
“A cidade de Bananeiras tem muita satisfação em receber a Rota Cultural Caminhos do Frio, evento criado aqui na cidade, que hoje envolve outros cinco municípios da Paraíba (Alagoa Grande, Alagoa Nova, Pilões, Serraria e Areia). É uma festa que envolve a comunidade inteira e que valoriza a cultura. Ela vem para honrar as melhores tradições do povo do Brejo paraibano”, disse o prefeito.
Douglas Lucena explicou ainda que durante os sete dias de festival as apresentações têm entrada gratuita. Oficinas de dança, teatro, fotografia, música e audiovisual também integram a lista de atividades da Rota Cultural em Bananeiras que conta com o apoio do Governo da Paraíba.
No dia 22, a partir das 10h acontece a abertura da Rota Cultural Caminhos do Frio, no Teatro Ivaldo Lucena, com apresentação de SC Banda. O pentacampeão brasileiro em Dança em Cadeiras de Rodas também se apresenta em seguida.
A secretária de Cultura e Turismo de Bananeiras, Mirian Trindade, explicou que Bananeiras irá oferecer para os turistas sete dias de muita diversão com qualidade. “Os visitantes poderão curtir os 12ºC do Brejo paraibano com o melhor que nossa região tem para oferecer. Neste ano nós também inserimos na programação atividades com alunos das escolas públicas que realizarão um city tour pela cidade e ainda terão noções básicas de golf com o instrutor Renato Lopes”, disse. O city tour e a Clínica de Golf acontecem no dia 24.
A abertura do espetáculo Camerata Confuza está prevista para acontecer no dia 25, às 16h, no Colégio Emília Neves. Já no dia 26, o Coral Sinfônico da Paraíba e o Coral Maestro João Eduardo Gomes se apresentam a partir das 19h, na Igreja Matriz. No palco principal, os shows de Renata Arruda, Eloíza Olinto e Passado Moderno animam o público a partir das 21h.
O encerramento das atrações musicais será no dia 27 com os shows de Douglas Gomes e Banda, Guilherme Arantes e Yegor Gomes.
De acordo com o prefeito Douglas Lucena, a cidade está preparada para receber os visitantes durante os sete dias de Caminhos do Frio. “Os hotéis da cidade de Bananeiras estão com todos os quartos reservados para a semana do festival. Nós esperamos que a Rota Cultura Caminhos do Frio se consolide como destino turístico e que abranja outros municípios”, explicou o prefeito.
A tradicional festa de Santana, padroeira da cidade de Bananeiras, acontece no dia 27 de julho, paralela ao evento Caminhos do Frio.
Fernanda Melo, presidente do Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano, que é responsável pela realização do evento, ressaltou que seis cidades da região do Brejo integram a Rota Cultural Caminhos do Frio 2013. Fernanda destacou ainda que o projeto conta, fundamentalmente, com incentivo da gestão pública.
Mais atrações culturais
De 22 a 26 acontece a exposição fotográfica “Por onde andei em Bananeiras, no Espaço Cultural Oscar de Castro. Já no dia 24 o Encontro Regional de Economia Criativa de Bananeiras oferece palestras com os professores André Piva e Fabiane Nagabe. O evento começa a partir das 8h30 no Espaço Cultural Oscar de Castro. Ainda no dia 24, o público vai conferir, às 19h30, a apresentação do espetáculo Boi Encantado da Cia Boca de Cena, no Teatro Ivaldo Lucena.
A Mostra de Gastronomia será no dia 25, a partir das 20h, no Teatro Ivaldo Lucena. Os jurados vão eleger os três melhores pratos. O jornalista Rubens Nóbrega lançará o livro “Histórias da gente” no dia 26, às 17h, no Hotel Serra Golf.
Atividades Esportivas
Além das atrações culturais, a Rota Cultural Caminhos do Frio 2013 também oferece atividades esportivas nos dias 27 e 28 com Trilha Ecológica Cachoeira do Roncador (rapel), Cavalgada de Santana e 1º Pedal do Frio Banana Biker.
Oficinas
Durante a Rota Cultural Caminhos do Frio serão oferecidas oficinas gratuitas de Dança de Salão (com Boanerges Rodrigues), Teatro Experimental (José Misael Batista da Silva, Clayton Teixeira e José Ribeiro de Mendonça Neto), Produção Fotográfica (André Piva e Altair Castro), Percussão e Bateria (Denis Bulhões), Violão (Leo Meira) e Produção de Filmes Curtíssimos (Ponto de Cultura Elidiana Oliveira).
Caminhos do Frio 2013
A Rota Cultural Caminhos do Frio 2013 acontece de 22 de julho a 1º de setembro com diversas atrações artísticas por seis cidades do Brejo paraibano. Durante o período de realização do projeto, ápice do inverno na região, a temperatura chega a 12ºC.
Com uma programação diversificada, que transita entre diversas linguagens artísticas, a Rota Cultural também envolve um circuito de engenhos produtivos de cachaça e rapadura, gastronomia regional, trilhas ecológicas, além de contemplar e conhecer a história do ciclo do açúcar presente nos museus e nos casarios históricos das cidades que estão inseridas no Roteiro Integrado Civilização do Açúcar (PB, PE e AL).
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Renato Feliciano, destacou que a Rota Cultural Caminhos do Frio aumenta o fluxo de turistas nas cidades que sediam o evento e, consequentemente aquece a economia. “Gera empregos e aumenta a renda da população. Movimenta recursos e fortalece a cultura. Movimenta a cadeia produtora do turismo”, disse o secretário.
A Rota acontece nos municípios de Bananeiras (22 a 28 de julho), Areia (29 de julho a 4 de agosto), Serraria ( 5 a 11 de agosto), Pilões (12 a 18 de agosto), Alagoa Nova (19 a 25 de agosto) e Alagoa Grande (26 de agosto a 1º de setembro).
As atrações da edição deste ano são: Guilherme Arantes (Bananeiras), Zélia Duncan, Zizi Possi, Lucy Alves, Orquestra Sinfônica Jovem com participação de Sandra Belê, Denise Stoklos (Areia), Nando Cordel (Serraria), Geraldo Azevedo (Pilões), Santana, O Cantador (Alagoa Nova) e Lenine (Alagoa Grande).
O secretário de Cultura da Paraíba, Chico César, explicou que as principais atrações do projeto são, na verdade, as cidades que sediam a Rota Cultural. “Já temos bastante segurança do que é nosso. Desta forma quando um visitante for, por exemplo, assistir ao show de Lenine na cidade de Alagoa Grande durante a Rota Cultural, vai aproveitar para conhecer a culinária, os artistas e as atrações locais de Alagoa Grande”, explicou Chico César.
Revista Novo Perfil on line
Fonte: Ascom - PM de Bananeiras via Portal Mídia.Net


“O Mundo não lembra, dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato. revistanovoperfil@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário