Revista Novo Perfil Política

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Com o objetivo de qualificar o jovem Caiçarense e prepará-lo para o mercado de trabalho, a Prefeitura municipal de Caiçara tem buscado parcerias com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a fim de trazer cursos técnicos para o município. 

Para garantir que o município terá condições de oferecer os cursos na própria cidade, uma visita técnica foi realizada pelo Professor George Rodrigo, técnico do PRONATEC, que aprovou a estrutura dos prédios onde os cursos vão ser realizados. 

De início serão oferecidos os cursos de operador de computador, para 29 alunos; com uma carga horária de 160 horas e o de inglês aplicado e serviços turísticos, para 20 alunos; de 180 horas. A previsão é a de que os cursos comecem em Setembro. 

O de inglês aplicado e serviços turísticos têm como objetivo qualificar os participantes com noções básicas da língua inglesa, focando as atividades de cada profissional no turismo receptivo. 

Já o de Operador de Computador, visa possibilitar ao aluno o primeiro contato com o computador e o ambiente Windows, capacitando-o para a aplicação de diferentes recursos relacionados à estética de documentos, exercícios de cálculos matemáticos em planilhas, criação de apresentações de qualidade, e uma melhor postura e comportamento no ambiente de trabalho e frente ao computador. 

Este curso também visa estimular os participantes para a busca de informações, explorando os principais recursos de pesquisa e entretenimento, bem como outros serviços de comunicação. 

São ainda abordados assuntos relacionados à ética, cidadania, empreendedorismo, qualidade de vida, conduta profissional e marketing pessoal, preparando os participantes para os desafios do mercado de trabalho. 


Quem pode realizar os cursos? 

  • Trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; 
  • Povos indígenas; 
  • Comunidades quilombolas; 
  • Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; 
  • Desempregados; 
  • Pessoas com deficiências; 
  • Pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico;
  • Praças do Exército e da Aeronáutica com baixa do Serviço Militar ou Atiradores de Tiro de Guerra;
  • Estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos. 

O (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. 

Revista Novo Perfil Online
Fonte: AsCom/PM de Caiçara-PB



“O Mundo não lembra, dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato. revistanovoperfil@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário