Revista Novo Perfil Política

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Um levantamento entre as pesquisas de intenção de votos realizadas e divulgadas nos últimos dias aponta que as eleições em 15 estados brasileiros podem acabar ainda no primeiro turno, inclusive na Paraíba.

O Ibope apontou possibilidade de vitória logo no primeiro turno em locais como Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Acre, Amazonas, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Paraíba. Por sua vez, o Vox Populi indicou que o Tocantins pode ter só um turno nas eleições de 2014. Institutos locais de pesquisa apontam que Maranhão e Piauí podem encerrar as eleições sem necessidade de 2º turno.

A última pesquisa do Ibope divulgada com intenções de voto na Paraíba aponta o candidato Cássio Cunha Lima (PSDB) na liderança com 47% das intenções de voto. Em segundo lugar está o governador e candidato a reeleição, Ricardo Coutinho (PSB), com 33%. O Candidato Vital do Rego tem 4%, Major Fábio (PROS) 1%, enquanto que Antônio Radical (PSTU) junto com Tárcio Teixeira (PSOL) somaram 1%.

Em São Paulo, o atual governador Geraldo Alckmin (PSDB) lidera com 47% das intenções de voto, contra 23% de Paulo Skaf (PMDB) e 7% de Alexandre Padilha (PT) segundo o Ibope. Os oito concorrentes de Alckmin, juntos, somam 33% das intenções de voto.

Ainda conforme o Ibope, no Amazonas, ex-líder do PMDB no Senado Eduardo Braga (PMDB) lidera com 52% das intenções de voto contra 24% de José Melo (Pros) e 3% dos candidatos Chico Preto (PMN) e Marcelo Ramos (PSB).

Já o Vox Populi aponta, atualmente, vitória do pemedebista Marcelo Miranda, no Tocantins, por 52% das intenções de voto contra 22% de Sandoval Cardoso (SDD), 2% de Ataídes Oliveira (Pros) e 1% de Joaquim Rocha (Psol). No Maranhão, o ex-presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Flávio Dino (PcdoB), conforme o instituto Data-M, aparece com 57,8% das intenções de voto contra 23,1% do senador Edson Lobão Filho (PMDB). Os outros quatro candidatos na disputa ao governo maranhense aparecem com menos de 1% das intenções de voto.

Nos outros estados, os líderes das pesquisas venceriam no primeiro turno se considerando apenas os votos válidos. Em Minas Gerias, por exemplo, Fernando Pimentel (PT) tem 37% das intenções de votos. Mas seus outros seis adversários, juntos, somam 30% das intenções de voto conforme o Ibope. Minas é o Estado com maior número de eleitores indecisos ou que votariam nulo nesse momento da eleição. Pelo levantamento Ibope, os votos brancos ou nulo somam 11%. Os indecisos somam 22%.

No Distrito Federal, a última pesquisa Ibope apontou que José Roberto Arruda (PR) estaria próximo de vencer no primeiro turno se conseguir crescer cerca de três pontos percentuais. Atualmente, Arruda tem 37% das intenções de voto, contra 39% dos outros cinco candidatos. Entretanto, a candidatura de Arruda foi indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ele depende de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para concorrer.

Atrás de Arruda, o petista Agnelo Queiroz e Rodrigo Rollemberg (PSB) estão empatados com 16% das intenções de voto. Toninho do PSOL (PSOL) aparece em quarto com 4% das intenções de voto e o tucano Luiz Pitman, em quinto, com 3%.

Revista Novo Perfil online
Fonte: IG


“O Mundo não lembra, dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato. revistanovoperfil@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário