Revista Novo Perfil Política

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Como já era previsto o debate das TVs Paraíba e Cabo Branco, entre os candidatos ao governo do Estado, foi marcado por trocas de farpas, insultos, acusações a apresentação de propostas. Mais uma vez, o governador e candidato à reeleição Ricardo Coutinho (PSB), e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), protagonizaram um embate a parte. Vital do Rêgo do PMDB, centrou o debate em cima de propostas, enquanto que, Major Fábio (PROS), e Tárcio Teixeira do PSOL, partiram em ataques contra RC e CCL.

Palavras como “mentiras” e “inquérito” foram citadas durante o embate. A única ausência foi de Antônio Radical, do PSTU. O debate mediado pelo jornalista da rede Globo José Raimundo, foi dividido em quatro blocos. Em dois deles, os participantes puderam fazer perguntas uns aos outros sobre temas definidos em sorteio. Nos outros dois blocos, os questionamentos dos candidatos tiveram temática livre.

Durante o debate, o candidato ao Governo pelo PSDB, Cássio Cunha Lima, denunciou a existência, com documentos, de inquérito no Ministério Público do Estado sobre esquema de propina envolvendo o irmão do candidato ao Governo, Coriolano Coutinho, e auxiliares de Governo em processo que, conforme o tucano, sumiu e teve pressão do Governo. Ricardo Coutinho negou e disse que foi ele quem mandou em oficio o Ministério Público apurar.

O candidato à reeleição respondeu dizendo que esta prática de denúncia era comum na história do adversário do PSDB por conta de envelopes amarelos. “Mas não vou descer a esse mar de lama”, declarou o candidato do PSB sem responder minuciosamente sobre a denúncia de envolvimento do irmão do candidato. No debate, em nenhum momento o candidato à reeleição se portou ao seu irmão ou ao Secretário de Segurança Pública no estado.

Ricardo Coutinho, destacou que conseguiu realizar muitas obras em sua gestão e criticou o candidato tucano Cássio Cunha Lima, afirmando que ele não conseguiu avançar no quesito de obras enquanto esteve à frente do Estado.

RC relembrou os mandatos que já fez como deputado e prefeito e disse que quer fazer um mandato melhor "Eu vou fazer o melhor mandato de todos os mandatos que eu já desempenhei. Se aqueles mandatos que eu fiz, como prefeito duas vezes e agora como governador, foram resolutivos, importantes, que quebraram paradigmas, nós vamos fazer um mandato melhor ainda. Me deem a oportunidade de governar mais uma vez esse estado e consolidar as mudanças. Não permitam que o estado volte a uma época onde efetivamente pouco se via de obras e se via, sim, muitos escândalos", finalizou o candidato Ricardo Coutinho

- Estamos fazendo obras e quem não fez anteriormente, tenho certeza de que não fará agora – disse. Ao falar sobre suas propostas de convivência com a seca, o candidato ao governo do Estado pelo PSDB, Cássio Cunha Lima, afirmou que o governador Ricardo Coutinho (PSB) tenta se reeleger fazendo promessas que não cabem no orçamento do Estado.

O tucano disse ainda que todas as obras feitas por Ricardo na área de recursos hídricos foram iniciadas durante seu governo.

- Todas essas obras que Ricardo traz como se fosse uma iniciativa do governo dele são obras iniciadas já na minha gestão. Ele acha que descobriu a Paraíba nos últimos três anos e não reconhece o trabalho que fizemos, deixando o essencial pra um governo, que são os projetos e os recursos – salientou.

O candidato Vital do Rêgo (PMDB) pediu o voto da população, dizendo que só o apoio da população poderá levá-lo ao segundo turno. "Dizer que é a oportunidade de você ter refletido, de ter definido claramente que nessas próximas horas o seu cadidato é aquele que melhor apresenta as propostas, é aquele que tem um programa de estado definido, aquele que centra no desenvolvimento, a mudança da qualidade de vida das pessoas, melhorando saúde, educação, segurança pública. Eu me apresento como este candidato, quero que você acredite que só você me levará para o segundo turno. Vai ter segundo turno e eu preciso da sua reflexão, do seu apoio", encerrou o candidato.

Vital do Rêgo Filho criticou Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho sobre os índices de educação na Paraíba.

- Vocês passaram 3 anos e 3 meses governando juntos. Vocês são responsáveis pelo que há de errado na educação – disse o peemedebista.

O candidato Vital prometeu melhorar a educação paraibana aplicando a escola em tempo integral, gratificações para os servidores e a implementação da “Escola Média”, que está entre as suas propostas de governo.

Em uma de suas participações, Major Fábio, postulante ao cargo de governador do Estado, disse que quer ser governador por acreditar que pode, como policial militar, contribuir com a população da Paraíba, no quesito de diminuição dos índices de violência.

A proposta dele é para que sejam feitos novos concursos, valorização do servidor e que as fronteiras da Paraíba sejam fechadas, através de um policiamento nas divisas, munidas de equipamentos para escanear os veículos, afim de impedir a entrada de drogas e armamentos no Estado.

Ele relatou, a matéria exibida pela TV Globo, que divulgava que todos os postos de gasolina da cidade de Campina Grande já haviam sido assaltados, mostrando o clima de insegurança da Paraíba.

O Candidato Major Fábio (PROS) lembrou que saiu fortalecido da campanha, e que vai lutar para tirar a Paraíba de grupos políticos. "Eu vou sair desse debate vitorioso, vou sair desse processo vitorioso, podendo olhar nos seus olhos, nos olhos dos meus filhos. Eu quero arrebatar esse estado das mãos de grupos políticos, das mãos de partidos políticos e entregar nas suas mãos pra a gente melhorar a educação, pra a gente melhorar a saúde, pra a gente melhorar a segurança pública, eu quero ser seu governador, me dê essa oportunidade, eu não estou pedindo a segunda, nem a terceira, nem a quarta, eu estou pedindo a primeira oportunidade", enfatizou Major Fábio em sua fala final.

Em confronto com Ricardo Coutinho (PSB) durante debate promovido pela TV Cabo Branco, o candidato do PSOL, Tárcio Teixeira, acusou o atual governador de não dialogar com os servidores estaduais e de não pagar a algumas categorias gratificações as quais elas têm direito.

- A falta de diálogo é a marca do seu governo. Em 2012, eu, enquanto presidente do Conselho Regional de Serviço Social, solicitei uma audiência com o senhor e até hoje não fui recebido. Outras 38 entidades que integram o Fórum dos Servidores também não são atendidas pelo senhor – criticou Tárcio.

Tárcio Teixeira (PSOL) encerrou sua participação no debate falando em terrorismo eleitoral e dizendo que as pessoas têm opção para votar. "Vocês viram nesse debate de hoje quem veio debater política, quem veio debater propostas e a mudança da Paraíba e quem veio debater polícia, denúncias e que não era esse o lugar para esses dois estarem. Vocês não acreditem no terrorismo eleitoral, vocês não são obrigados a votar no menos ou mais corrupto, entre a menos ruim proposta ou a péssima proposta. Você, que gostou do nosso debate, que entende que nossas propostas são as melhores, não ceda ao terrorismo eleitoral", encerrou Tárcio Teixeira.

Revista Novo Perfil online
Fonte: PB Agora


“O Mundo não lembra, dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato. revistanovoperfil@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário